Os perigos dos meios de comunicação

large

 No último trimestre de 2013 o tema da revista da EBD era “O cuidado com as influências dos meios de comunicação”.  Um tema bem atual e que nós jovens não damos muita atenção. Eu passo a maior parte do meu tempo conectada na  internet, portanto posso dizer que as 13 lições contidas na revista e também os conselhos dos meus professores da EBD  me edificaram bastante. Como já terminei a revista resolvi citar dois dos principais pontos apresentados nas lições.  Vamos lá?

 1° Ponto – Os meios de comunicação influenciam! Ouviu mocinho(a)?

 Nós somos formados de reverencias. Quando crianças reproduzimos aquilo que vemos nossos país praticarem. Quando  adolescentes aquilo que nossos amigos fazem. Com o passar dos anos já temos uma bagagem de reverencias, sejam elas provindas de pessoas, livros, músicas, filmes, internet ou tv. O problema é quando nossas referencias tem como único objetivo nos afastar do caminho do Senhor. É aqui que entra as novelas, os livros, os filmes, as músicas, os desenhos, as series de tv e os vídeos no youtube, cheios de palavrões, pornografia e outras coisas que não edificam a nossa vida espiritual. Como servos do Senhor devemos selecionar aquilo que vamos assistir,ler e ouvir.

2° Ponto – Nós temos 3 armas para nos livrar dos perigos da mídia.

Existe três formas de se prevenir das más influencias da mídia. Elas são:

  1. Visão crítica:  uma grande quantidade de informação é necessária para não nos tornamos pessoas alienadas. Mas não podemos confiar em tudo o que a mídia diz. Confira se a informação é verídica e quais são os interesses por trás dela. Analise se a informação condiz com os princípios bíblicos. Lembre-se: a Bíblia é a fonte de informação mais segura e confiável (Jo 17.17).
  2. Discernimento espiritual: o apóstolo Paulo nos ensina que nem todas as coisas nos convêm (1 Co 6.12). Portanto, procure conhecer o que está por trás de determinada apresentação, e, se convém utilizarmos nosso tempo para assisti-la.
  3. Administração do tempo: é importante administrarmos bem o nosso tempo. Uma boa disciplina não só faz bem ao corpo, como também à alma e ao espírito (Jo 3.2). Não devemos deixar que os meios de comunicação prejudique a nossa vida com Deus.

A Paz do Senhor!!!

Anúncios

One thought on “Os perigos dos meios de comunicação

  1. Olá Jay
    Obrigado pela visita ao meu blog, e muito bom saber que continuas escrevendo e muito bem em seu novo blog.
    Olha, os meios de comunicação influenciam demais e, infelizmente, sempre com mensagens diminuindo ou ridicularizando nós evangélicos. Raramente vejo coisas boas da gente na mídia e quando acontece algo ruim com algum líder cristão, logo os holofotes se voltam contra ele balançando a fé de muitos. Sei que nossa fé tem sempre que ser direcionada a Deus, mas é inegável que temos que tomar cuidado redobrado na internet com as coisas egativas que são veiculadas todos os dias.
    Muito bom o post e as dicas.
    Grande abraço
    http://www.fernufala.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s